quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Mostra de Ciência e Tecnologia - Debates



"Denunciei a fome como flagelo fabricado pelos homens, contra outros homens"

"O que divide os homens não são as coisas, são as idéias de que eles têm das coisas, e as idéias dos riccs são bem diferentes das idéias dos pobres"

A mostra de Ciência e Tecnologia inicia sua programação sob a inspiração de um cidadão do mundo.
O primeiro dia da mostra discutirá a vida e a obra de um dos dos brasileiros que foi em busca de conhecer as Raízes do Brasil e sua relação com a ciência e os fenômenos sociais da atualidade. No debate estará presente Silvio Tendler que comentará sobre filme "Josué de Castro Cidadão do Mundo" . O filme será exibido antes do debate.


Outros convidados estão sendo esperados para essa que será a mostra convidada do calendário de Ciência e Tecnologia e homenagem a Josué de Castro, como o Ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome Patrus Ananias e Anna Maria de Castro, professora da UFRJ.



O ano de 2008 assinala o centenário de nascimento de Josué de Castro
Na luta em combate a fome Josué viajou todo o Brasil, dividindo-o em cinco regiões, conforme características alimentares de cada uma: Amazônia, Nordeste açucareiro, que abrange somente o litoral, Sertão nordestino, Centro-Oeste, ao qual foi incorporado o estado de Minas Gerais e o Sul do país. Ele dedicou um capítulo de Geografia da Fome a cada uma dessas localidades e analisou o processo de colonização das áreas, de produção de alimentos e de aparecimento de doenças nos moradores.

Após uma longa carreira de êxitos científicos, Josué de Castro teve seus direitos políticos cassados pelo regime militar que dominou o País a partir de 1964. Exilou-se em Paris onde passou a lecionar na Sorbonne e onde morreu em 1973, sem ter voltado vivo ao seu País. morreu sem mesmo ter recebido oficialmente e nominalmente anistia . O cidadão do mundo Josué de Castro não viveu para ver restabelecida sua condição de cidadão brasileiro. Foi um profeta, um homem a frente de seu tempo.



Estudantes de todo Brasil e a população de Salvador, sintam-se convidados
A mostra Josué de Castro Cidadão do Mundo está prevista para o dia 21 de janeiro e faz parte da programação de debates da mostra de Ciência e Tecnologia da VI Bienal de Cultura da UNE.

Nenhum comentário: